O ALUNO E A
CRUZADA DE TRÊS FORҪAS EDUCATIVAS
•
ESCOLA
•
FAMÍLIA
E
•
GRUPOS
SOCIAIS
“ESCOLA”
O que será?
Edifício, alunos
ou resume-se ao professor?
“A escola (do
grego scholé, através do termo latino schola) é uma instituição concebida para
o ensino de alunos sob a direcção de professores”
Para que fim se
constrói uma escola por que se equipa e se investe em meios humanos, materiais
e financeiros?
Em que pode
residir a diferença duma escola da outra? Será no modelo e complexidade das
instalações, ou mesmo no tipo de equipamento e de material didáctico existente
ou, então, na capacidade financeira?
A missão da Escola
é promover a Educação sendo um “acto de
educar e tentativa sempre renovada de encontro com o sentido
da vida”. Cabral, Ruben de Freitas (1999), O Novo Voo de Ícaro- Discursos sobre Educação. Lisboa, ESE João de Deus.
As palavras de Cabral, pressupõem, a necessidade de não só nos preocuparmos com o saber educar, mas, também, com o saber como se educa numa perspectiva de desenvolvimento contínuo.
educar e tentativa sempre renovada de encontro com o sentido
da vida”. Cabral, Ruben de Freitas (1999), O Novo Voo de Ícaro- Discursos sobre Educação. Lisboa, ESE João de Deus.
As palavras de Cabral, pressupõem, a necessidade de não só nos preocuparmos com o saber educar, mas, também, com o saber como se educa numa perspectiva de desenvolvimento contínuo.
“O educador
distinguirá ensino, instrução e educação. Educar significa fazer desabrochar,
desenvolver, fazer crescer. Instruir significa forrar, encher de alguma coisa.
(Posso ser instruído e não educado, o computador é instruído)! Ensinar
significa sinalizar, saber responder aos sinais (por isso, os animais, também,
se ensinam). Certamente, são precisas estas três acções: que se comuniquem
conteúdos; que se aprenda a corresponder aos estímulos; que se promovam e
desenvolvam talentos... tudo isto entrará na pedagogia.”
Magalhães, Vasco Pinto(2000). O Olhar e o Ver. Coimbra, Edições Tenacitas
Magalhães, Vasco Pinto(2000). O Olhar e o Ver. Coimbra, Edições Tenacitas
QUE ELEMENTOS
PODEM CONSTITUIR A DIFERENҪA ENTRE ESCOLAS?
- Currículo
- Programas
- Professores
- Alunos
Ou seja,
O currículo e programas do ensino em vigor nessa escola.
O aluno como matéria-prima, objecto e objectivo do processo do ensino e aprendizagem, portanto, o centro do processo (por isso falar-se, hoje, de “ensino centrado no aluno”)
O professor como moderador, facilitador, elemento que articula com todos os intervenientes deste complexo processo, em todas as dimensões.
“É DE PEQUENO QUE SE TORCE O PEPINO,” diz o adágio popular.
O currículo e programas do ensino em vigor nessa escola.
O aluno como matéria-prima, objecto e objectivo do processo do ensino e aprendizagem, portanto, o centro do processo (por isso falar-se, hoje, de “ensino centrado no aluno”)
O professor como moderador, facilitador, elemento que articula com todos os intervenientes deste complexo processo, em todas as dimensões.
“É DE PEQUENO QUE SE TORCE O PEPINO,” diz o adágio popular.
“Instrui o
menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará
dele”. Provérbios 22:6
EDUCAҪᾹO E INSTRUҪᾹO – DUAS FACES DA MESMA MOEDA
De que instrumentos principais e fundamentais a escola se deve munir para a condução deste processo?
A ESCOLA É UMA
INSTITUIҪᾹO ORGANIZADA, ESTRUTURADA, QUE FUNCIONA NA BASE, NÃO SÓ, DE PROGRAMAS
DO ENSINO, COMO TAMBÉM, DE NORMAS E LEGISLAҪᾹO PRÓPRIA.
Estes instrumentos
visam regular e propiciar um ambiente favorável à aquisição e desenvolvimento
do saber, saber ser, saber estar e saber viver junto com os outros
DESAFIOS
Alunos com
comportamentos indesejáveis.
Convém recordar,
aqui, algum pensamento de um Pedagogo que chama atenção aos professores,
dizendo – “Vale mais evitar o erro do que corrigi-lo”. Concordando claramente com ele, é de se
julgar que todas as forças educativas deviam agir nesse sentido, pois, a
escola, de princípio, devia estar municiada de todos os meios necessários para
evitar as prováveis ocorrências de erros.
E SE ELES (erros)
ACONTECEREM?
Recorre-se a meios
educativos de carácter pedagógico ou a outros dispositivos legais apropriados
que estejam em consonância com a infracção cometida.
Tudo deve ser feito dentro do espírito do Artigo 46 do Regulamento Geral do Ensino Básico (REGEB) que diz, “ A principal finalidade da sanção é para além da repreensão, a educação do aluno para uma adesão voluntária e consciente à disciplina, bem como para o seu engajamento no esforço colectivo e da melhoria da eficácia escolar.”
Tudo deve ser feito dentro do espírito do Artigo 46 do Regulamento Geral do Ensino Básico (REGEB) que diz, “ A principal finalidade da sanção é para além da repreensão, a educação do aluno para uma adesão voluntária e consciente à disciplina, bem como para o seu engajamento no esforço colectivo e da melhoria da eficácia escolar.”
REFLEXÕES
Hoje, a escola,
apesar de toda abordagem, na prática é desafiada por muitas e variadas forças,
incluindo a família que é tida como a base e principal força educativa da
pessoa, a partir da tenra idade. É em face a estes desafios que a escola precisa
agir de forma prudente e reflexiva, pois, há exemplos em que a psicologia
aponta motivos que causam comportamentos indesejáveis reflexos da actuação,
diferenciada, das famílias. Eis alguns extractos:
1 – Pai que dá ao
filho tudo que ele pede
A criança crescerá
pensando que tem direito a tudo que desejar:
2 – Pais que riem
quando o filho fala palavrões:
A criança crescerá
pensando que o desrespeito é normal e engraçado.
3 – Pais que não
repreendem os filhos por mau comportamento:
A criança crescerá
pensando que não existem regras na sociedade.
4 – Pais que
limpam qualquer bagunça do filho:
A criança crescerá
pensando que os outros podem assumir suas responsabilidades:
5 – Pais que
deixam de assistir TV porque o filho grita quando tira do desenho:
Crescerá pensando
que não há diferenças entre adulto e criança:
6 – Pais que
deixam que os filhos ouçam músicas que vulgarizam estimulem falta de respeito
pela mulher:
7 – Pais que dão
aos filhos dinheiro a hora que querem:
Crescerão pensando
que dinheiro é fácil de se ter e não hesitarão em fazer desmandos quando não
conseguem:
8 – Pais que se
colocam sempre a favor do filho, independentemente de estar certo ou errado:
Crescerá
acreditando que os outros o perseguem quando for contrariado.
Apesar das
diferenças nos princípios e na forma como cada força educativa actua, a
sociedade continua a reconhecer, profundamente, o grande papel que escola
exerce na formação do Homem em todos os aspectos e está ciente de que ela é,
até aqui, insubstituível. Pois, a escola é uma das principais forças, se não a
única, que é concebida, construída e equipada com meios materiais e humanos,
exclusivamente, para educar e instruir o Homem. E é por essa razão que até
hoje, a sociedade reconhece, aceita e procura a escola como uma das principais
forças educativas, independentemente, da origem ou de qualquer tipo de condição
social.
ENTᾹO, COM QUE ESPECTATIVA OS PAI CONTINUAM A
MANDAR SEUS FILHOS A ESCOLA?
FACE A ESTA
CONFIANҪA QUE RESPOSTA A ESCOLA
É CHAMADA A DAR AOS PAIS, ISTO É, À SOCIEDADE EM GERAL?
E se é
profissional da Educação, pense na sua contraparte neste processo
desafiante.
Gediāo
João
Jamo
- Licenciado em Planificarção, Administração e Gestão Escolar, pela - UP
- Bacharel em Ciências da Educação, pela Escola Superior de Educação em Setúbal
- • Entre outras funções já foi Director Provincial de Educação e Cultura da Cidade de Maputo.
Sem comentários:
Enviar um comentário