EDUCAÇÃO CENTRADA NA INFORMAÇÃO
A educação é tarefa de todos nós. Cada integrante tem seu papel e deve executar com proficiência.
Estamos na era da informação, onde quem dispõe dela tem poder. A cada dia a informação é mais preciosa e valiosa. Ninguém pode recusar que com o avanço tecnológico a disponibilização da informação não obedece mais os princípios físicos de localização, isto é, em qualquer lugar podemos aceder qualquer informação. Basta-nos estar munidos de meios tecnológicos de informação.
As tecnologias de informação e comunicação são cada vez mais intervenientes no processo de aquisição de informação e consequentemente no processo de ensino e aprendizagem.
A formação do homem tem em vista docta-lo de competências cognitivas, psicomotoras e afectivas aceites e necessárias para a sociedade. Nesta vertente um homem formado sem o domínio das tecnologias de informação e comunicação hoje em dia pode ser considerado um analfabeto.
Isto abre um precedente para a alfabetização informática. Em muitos países este processo já não constitui novidade. Porém noutros ainda é necessário muito trabalho.
Hoje em dia as tecnologias de informação e comunicação no ensino são vistas em três vertentes, como meios de ensino, como disciplinas no ensino e também como formas de ensino.
Somos então remetidos a um ensino baseado na informação. Ao contrário das formas tradicionais de ensino onde os alunos eram vistos como tábuas rasas bem como na forma actual de ensino onde a aprendizagem e centrada no aluno a aprendizagem centrada na informação, que se encaixa com o actual estágio de desenvolvimento tecnológico e científico, tem a informação com centro de ensino e aprendizagem. Assim sendo, o aluno tem a tarefa de buscar informações, criar conceitos e com a ajuda do professor formar conhecimento e produzir informação.
Sem comentários:
Enviar um comentário